Pesquisar neste blogue

domingo, 30 de novembro de 2008

Hoje praaaaaaaaaia...

Não tenho deixado muitas noticias porque estes dias tem sido muito preenchidos. na 6ª tive um dia cheio de consultas, em 4 locais... fui até à ponta do distrito (Porto Alegre) regressei para lamoçar às 5 da tarde e conhecer o resto da equipa, parecem ser fixes, a minha colega de quarto, a Bárbara é porreira, à noite fizemos uma festinha de recepção, convidamos algumas pessoas Nezzo e familia, enf. Ana e familia e Tita, foi mto animado, 2 violas a bombar e música angolar.
Sábado saimos às 8h para ir subir um monte, chama-se Maria Fernanda, eu, a Bárbara e o “tratante” do Jorge, fomos guiados por um caçador de javali, andamos pelo meio do bato serrado, com caçador de machim (catana) em punho a desbravar mato, apanhamos uma chuvada e junto com a lama... ficamos lindos!
Sábado à tarde, a almoçar, preparada para ir para a praia e começamos a ouvir uma grande gritaria na rua, falaram de uma morte, dirigi-me para o hospital, então soube que assassinaram uma rapariga de 16 anos, onde tivemos de nos dirigir ao local (estava no meio do mato), antes de ir tive de trazer uma grávida para a maternidade, depois lá fomos ao local, uma morte muito violenta.
Falando de coisas boas, domingo fui com a Bárbara, a Inês e o João, os 3 novos à praia piscina e almoçamos na praia Jalé, o tempo estava óptimo, a praia é fabulosa e de regresso fiquei para último no duche e já tive de tomar banho de caneca, com água fria. Tivemos uma festa na casa da Enf Ana, celebrava 23 anos de casada. Espero que esta semana seja mais calma!
Uma grande beijoca a todos (são todos especiais)! Depois deixo fotos

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Noite longa...


olá "qenhada" e cunhadinho... brigada pelos comentários, tenho saudades!


Esta noite já dava para fazer um filme... ainda fiquei com mais vontade de fazer o curso do Inem para estar mais bem preparada! Uma chamada para ir buscar um doente que levou uma facada no peito, qdo iamos busca-lo a porta alegre, o condutor matou uma raposa e colocou no carro e dizia que tinha boa carne para comer... só a mim... depois fizemos cerca de 110 kms em estrada cheia de buracos e antes de chegar à cidade furamos o pneu...mudar pneu e suplente não estava bom (claro :)) e então dava para chegar até à cidade mas não para voltar para casa... então onde dormir? Falei com um médico do hospital se me arranjava uma marquesa :) mas nem foi preciso porque encontrei uma pediatra portuguesa que já tinha conhecido e ela tinha estado a reanimar um bébé e ficamos a ambuzar a criancinha toda a noite, nem no hospital central existe um ventilado... nem foi preciso marquesa! E finalmente regressar a casa de manhã para um bom banho!

Deixo uma foto de alguns miúdos na praça ao pé do hospital, onde tem uma televisão pública, sentados no chão, a ver o Tommy and Jerry e isto não são todos, fica é lotação esgotada quando é a telenovela ;) andei a passear na vila ao final do dia e a conversar com as pessoas!
Amanhã chegam + 3 pessoas aqui à casa AMI, espero que sejam fixes!
Beijocas a todos... um especial para as minhas meninas da 4ª feira, o Carlos disse que estava tudo ok!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Um pouco + de Caué...

Olá olá

Umas imagens do que se vê no distrito de Caué,
muito muito verde e muitas crianças... que passam a vida a gritar por doce, quando passa um carro de um culumba (branco), infelizmente os guias passam esta informação aos turistas e eles gritam doce, porque foram habituados a receber doce, na cidade já nos conhecem e já não pedem... dizem antes olá e adoram ver as fotos que tiramos. Esta outra foto que coloquei é de uma jaqueira, uma árvore enorme que
dá um fruto curioso que é a jaca, maior que um melão mas nasce nas árvores e o seu interior é gelatinoso e com vários caroços... fica-se com os lábios a colar, dizem que sabe a sugos e é verdade :) Tenho comigo abacaxi, mamão, banana e jaca.


Na 4ª feira é o dia de vir à cidade, a capital e fazer compras, comprar no mercado é um processo curioso, claro que todos querem vender. Também se fala com alguns portugueses... O adido da defesa portuguesa que cá está foi meu professor na escola naval, o Cmdt Facada, hoje estive com ele, ofereceu ajuda, foi muito simpático, aqui estamos um pouco sozinhos, qualquer ajuda sabe bem!
Ainda vou deixar uma foto do que me acompanha ao deitar... o mosquiteiro :) o meu ursixo e o Equador (leitura obrigatória em STomé)

Beijocas em especial para Coruche, para todos com que trabalho!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

As crianças!


Também é muito bom saber notícias daí... Um grande beijinho D. Teresa!


Hoje o dia não foi o mais fácil... muitos doentes para a consulta e mais uma criança que internei... daquelas que se aí estivesse faria outra coisa, mas aqui não há tudo logo temos de usar o que temos - aquela sensação de alguma impotência! Também são as crianças que nos dão muitas alegrias!
Estou na fase do: como é possível viver assim, em que condições estas pessoas vivem... vivem ou sobrevivem?

Um grande beijinho para todos, em especial para a Rita Tomás que faz hoje anos e também para as minhas crianças!
(Está muito dificil de colocar fotos, a net é muito lenta! A que tenho... nada mal perante aqui o que falta.)

domingo, 23 de novembro de 2008

Bulaué


Ontem não dei noticias, o dia foi muito preenchido, às 8 da manhã fui passar visita no Hospital e depois conheci as irmãs que aqui vivem e fazem um trabalho com 30 raparigas aqui da paróquia, também conheci o padre que disse que a missa é ao domingo às 7 da manhã.
Depois continuamos as limpezas da casa, no final da tarde fui dar o meu primeiro mergulho na praia, a água estava quentinha!
À noite tivemos um merecido jantar na roça de S. João, jantamos com um rapaz argentino, é agrónomo de uma ONG (Luta contra a fome) em Luanda, parece ter um projecto interessante. E jantar com Bulaué Angolar (dança típica) até eu dancei toda a noite (deixo prova)!
Hoje de manhã fui à missa às 7h, cantada por um grupo de jovens e também algumas partes dançadas, bem animada! Depois eu, o Jorge e o Maxi (o argentino) fomos com o sr. Fernando, o dono da roça da Fraternidade, esta roça ainda tem muita produção de cacau maioritariamente e também côco, café, banana, abacaxi e também tem animais!
Desvendar um dos enigmas, cadjumbi significa espíritos!

Beijocas para todos e especialmente a uns amiguinhos que não estiveram no jantar de s. Martinho, a Joyce, a Carina, a minha colega Catarina, o coach, a Silvia...
Xaué

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mudança na casa AMI



Olá a todos!


Mais um dia! Hoje fiquei por Angolares, visita e consultas no hospital... o meu menino que internei está um pouco melhor e acho que já sei o que ele tem, espero que fique bom rápido ;)


Hoje foi grande mudança, passamos a tarde em limpezas e arrumações na casa AMI, temos de preparar a casa para a chegada dos novos membros e o Natal também se está a aproximar! Aqui vai uma foto no final do dia, com um novo cantinho na nossa sala... vamos fazer uns cortinados novos!


Também ando noutra "luta", o Jorge é o chefe de missão, fica cá + tempo e temos dois quartos duplos e um single, ando a tentar convencê-lo que deveria eu ficar no single... mas parece-me que não vou levar a melhor, diz que anda farto de partilhar quarto!
Agora vou à Roça de S. João beber um café e conversar um pouco com o Jorge e a Tita (ela é quem faz toda a gestão da roça... uma miúda muito fixe!)

Xaué


Beijocas ... especialmente para a malta de Almeirim!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Longo dia!



Longo dia de consulta... dia bem cheio, viagem de cerca de uma hora até Porto Alegre, toda a manhã lá e de seguida Vila Malanza (longe de parecer uma vila... mas é uma verdadeira aldeia pescatória (pesca e porcos por todo o lado!)) e também consulta em Monte Mário... trouxe um miúdo para ser internado no Hospital de Angolares. Almoço era quase noite (16h)!


Agora cá por casa estou eu apenas com o Jorge (o chefe enfermeiro) e durante o dia temos a Antónia, a cozinheira e o Silvio (filho da Antónia), tem 4 anos e anda sempre de volta de nós e tem medo do "cadjumbi", aqui vai uma foto nossa! E à noite temos a companhia do sr. Viseu (o guarda da casa), tem sempre coisas para contar, basta lhe dar conversa...


Também deixo uma foto da paisagem de um dos vales que passo no caminho quando vou fazer consulta para o sul, acho o muito bonito, porque tem o maior rio de S. Tomé, o rio Caué e daqui também se vê o Pico do Cão!


Beijocas... para o Pedro, o Tiago e a Sofia! E para os meus maninhos e cunhadas também!


Xaué




quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Muita chuva!

Também é muito simpático receber comentários dos amigos! ;)
Ontem fiz o meu primeiro dia de consulta, em Emolve e em D. Augusta... parece-me que correu bem :) Antes de partir para os vários postos de saúde, passo visita aos doentes internados no Hospital de Angolares!
Mas desde que cheguei que chove e por vezes torrencialmente! Hoje é dia de vir à cidade, estou no café Companhia com wireless (também a net é léve léve), este é o dia de fazer comprar para a casa, tratar de papelada e reuniões. Também dia da nos despedirmos da Inês (despedidas é sempre coisa triste... ela vai voltar!), ela já vai ficar na cidade, 6ª rumo a Lisboa, ontem à noite fizemos um jantarinho lá em casa de despedida com os trabalhadores e depois juntaram-se alguns convidados!
Hoje surpreendentemente ainda não choveu... mas ainda vai chover! As pessoas da terra dizem que o tempo aqui também está diferente, que este mês já não devia chover tanto tempo seguido... mas que ainda vou ter saudades da chuva porque o calor em Janeiro vai apertar.
Beijocas a todos, em especial aos meus pais!
Xaué

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Já em S. Tomé




Já bem instalada em S. João dos Angolares, não esquecendo o passado bem próximo ainda por casa, mas já com alguma saudade, mas queria deixar aqui algumas imagens das últimas aventuras por Portugal, a 8.11 um salto de paraquedas com o Carlos ... uma surpresa bem fixe! Um jantarinho em casa com alguns amiguinhos na noite de S. Martinho!



Mas agora com muita vontade de falar desta ilha bem diferente e lindíssima, encontro-me numa cidade bem pequena, no distrito de Caué, mesmo junto à roça do João Silva, o do programa na roça com os tachos, a roça tem uma vista deslumbrante... depois deixo-vos umas imagens para disfrutarem da paisagem (as fotos não trasmitem temperatura e cheiro, mas é o mais aproximado)... Hoje foi o meu primeiro dia de consulta, fui acompanhar o outro médico existente no distrito, o Dr Américo, e pelo Jorge, o enfermeiro da AMI (um portuense porreiro). A Inês a outra enfermeira está de partida esta semana. No fim de semana aproveitei para ir conhecer os vários postos de saúde e ser apresentada à maior parte das pessoas, percorri o distrito até ao sul, Porto Alegre, a magnífica Praia Piscina e Jalé. Um grande beijinho a todos, um especial ao Carlos!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Vamos lá!

Que viagem inesperada ... quase partida de urgência mas ainda como castanhas e bebo água pé por cá... partida passou para 13.11.2008 e regresso previsto a 13.03.2009

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Começar pelo ínicio

Já preparei algumas coisas, ainda não tenho mala, mas já tenho alegria, energia e vontade de trabalhar... estou também com vontade de saber um pouco mais do que me espera, documentar-me sobre a ilha e a sua comunidade, também ao nível do trabalho, nomeadamente patologia tropical da qual não estou muito à vontade! Mas acredito que vai correr bem... Partida a 11.11.08 - Dia de S. Martinho